Musicoterapia

Musicoterapia

Na Musicoterapia priorizamos a musicalidade do paciente, e isso também inclui o histórico musical dos pais, da família, da escola em que está inserido. Quais as canções que o paciente ouve na escola; quais as canções ouvidas em casa; quais são os ambientes que o paciente convive onde há a presença da música. Todas essas questões são muito importantes a serem consideradas durante as sessões. 

Na musicoterapia, inicialmente a comunicação acontece quando o terapeuta busca seguir o paciente. E por isso a importância da sensibilidade que o musicoterapeuta deve desenvolver, de perceber o andamento do paciente, qual a tonalidade dos sons que ele está emitindo, a intensidade desses sons, o ritmo, se há pausas, silêncio, quanto tempo dura o silêncio, quanto tempo dura suas atividades na música. Tudo isso fará com que o paciente perceba que o terapeuta está junto dele, o acompanhando, e com isso se configura o vínculo e cabe ao musicoterapeuta através de seu olhar clínico e do seu conhecimento teórico e prático interpretar o paciente e intervir/responder a sonoridade que ele executará.

 

PROFISSIONAL:

Liris Neumann - Musicoterapeuta 

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (habilitação Regência Coral) e Especialista em Musicoterapia pela Universidade FEEVALE.

Como regente atuou frente a diversos grupos, entre eles o Coro Municipal Novo Hamburgo, e o Coral Amigos da Câmara, da Câmara Municipal de Vereadores/NH.

Já realizou trabalhos com Coral Misto da SOGIPA – POA, Coro Cênico da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, Coral Municipal de Gramado.

Como solista estudou com diversos professores dentro e fora do Brasil, entre eles Ida Weisfield (Porto Alegre), Neyde Thomas (Curitiba), Juan Carlos Gebelin (Uruguai), Laura Sutton Floyd (EUA), Maria Tereza Uribe (Hungria).

Como Musicoterapeuta atuou junto ao Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (SEMSA).

Atualmente coordena a Camerata Hamburgo  e atua como Musicoterapeuta do Hotel Residencial SINFONIA desde 2016.

Musicoterapeuta no Espaço Dom Quixote desde 2020.

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats