A consulta psicológica com crianças e adolescentes reveste-se de características bastante particulares e específicas.
O psicólogo entra no mundo da criança e percebe os seus comportamentos, através do jogo e do brincar, do desenho e da imaginação. Importa que o setting terapêutico seja descontraído e facilitador, permitindo à criança projetar e comunicar na sua linguagem simbólica as suas necessidades implícitas.
São diversas as problemáticas e perturbações que surgem nas crianças. Cabe ao psicólogo clínico a identificação e o acompanhamento dos mesmos, sempre inserindo a família no processo terapêutico, ouvindo e acolhendo e auxiliando os pais a lidarem com as situações.
Por sua vez, dado que adolescência é uma etapa do desenvolvimento onde ocorrem diversas transformações a nível físico, psicológico, social e emocional, alguns jovens poderão apresentar problemas psicossociais. O papel do psicólogo será o de identificar possíveis perturbações no decorrer desta etapa do ciclo vital, planear programas de prevenção e intervenção com os jovens para que os mesmos vivenciem a adolescência como um período menos conturbado. Da mesma forma, também será papel do psicóloga ouvir e acolher a família, auxiliando os pais a lidarem com os filhos nesta etapa do desenvolvimento dos mesmos.
PROFISSIONAIS
Fabíola Scherer Cortezia – CRP 07/17130 – Psicóloga
Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2008. Pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pelo Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (2010). Especialização em Infância e Família, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Mestre em Psicologia Clínica pela Unisinos, com projeto de pesquisa sobre Avaliação de Processo de Psicoterapia Pais-bebê com Risco no Desenvolvimento Infantil. Experiência como Psicóloga Escolar da rede privada de ensino. Experiência como Professora da Formação em Processos de Aprendizagem e Inclusão no Espaço Dom Quixote e Professora da faculdade IERGS, curso de Neuropsicopedagogia do Autismo. Palestrante sobre Transtornos do Desenvolvimento e de Aprendizagem e estratégias de inclusão para inúmeras escolas da rede pública e privada nos últimos 10 anos. Participação e apresentação de trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais sobre os progressos obtidos nos tratamentos psicoterápicos de crianças com Transtorno de Espectro do Autismo e bebês com risco no desenvolvimento. Curso Instrumento IRDI: Detecção precoce de risco psíquico e estrutura não decidida na infância. Pós graduação Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami) em andamento. Capacitação em DENVER II - Teste de Triagem do Desenvolvimetno (Inclusão Eficiente) - 2023. Capacitação Inventário Portage Operacionalizado (Cia do autismo) - 2023. Diretora do Espaço Dom Quixote.
Janaína de Mattos Rex - CRP 07/19293 - Psicóloga
Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2010).
Pós- graduada em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (Faculdade Unyleya).
Curso sobre Transtornos de Ansiedade na Infância e na Adolescência (Contemporâneo - Psicanálise e Transdisciplinaridade)
Curso de Psicopatologia na Infância e Adolescência (Artmed)
Capacitação em ABA e Estratégias Naturalistas (Instituto Singular )
Pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami - em andamento)
Natália Maurer - CRP 07/37561 - Psicóloga
Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, ênfase em clínica contemporânea. Curso de formação em Acompanhante Terapêutico (AT) - Instituto Singular e Curso de Aplicador ABA - Regina Bérgamo. Curso de Avaliação Psiquiátrica na Infância e Adolescência e Transtornos de Aprendizagem (CBI Of Miami - em andamento) e Pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami - em andamento)
Patrícia Beck Saldanha - CRP 07/13996 - Psicóloga.
Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2004). Já atuou junto a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, na assessoria a Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Sapucaia do Sul, junto ao Programa RS Socioeducativo e posteriormente junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Atualmente Coordena o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, do Município de São Leopoldo. Pós Graduada em Gestão Pública, realizou diversos cursos de capacitação do Sistema Único de Assistência Social. Desde 2014 também dedica sua atuação a Prática Clínica, no atendimento de crianças, adolescentes e adultos, com escuta acolhedora e qualificada, construindo parcerias com famílias e indivíduos, na busca de qualidade de vida, fortalecimento e desenvolvimento de potencialidades pessoais/familiares, e superação de desafios. Nessa trajetória realizou diversos cursos de capacitação, entre eles: Neuropsicologia, Psicologia e Tecnologia, Transtorno de Espectro Autista: um olhar através da saúde e da educação, ABA e Estratégias de Intervenção: PECS, TEACCH, MÉTODO SON-RISE, e atualmente está cursando, ABA e Estratégias Naturalistas, Programa de Cultivo ao Equilíbrio Emocional e Psicologia Domiciliar.
Priscila Goulart da Silva Benvenutti – CRP 07/40650 - Psicóloga
Graduada em Psicologia (2023) pela Universidade Unilasalle.
Pós-Graduação em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual – CBI of Miami (em andamento).
Cursos:
Autismo na escola e Treinamento de pais - Instituto Singular (em andamento)
Aplicação IDADI – Instituto Neuro
ABA e estratégias naturalistas, Neurociências do Autismo, Intervenções baseadas no modelo Denver, Autismos na adolescência, SOS Telas - Instituto Singular
TEA - Unova
Terapia Cognitivo Comportamental Infantil – Centro Educacional Sete de Setembro
Neurociência Integrativa – sistema nervoso motor, Neurociência Integrativa – sinapses, Introdução à epistemologia de Jean Piaget – Lúmina UFRGS
Cyberbullying - FGV
Tauani Maiara Kopp - CRP/RS 07/33360 - Psicóloga
Psicóloga formada pela Universidade Feevale (2020). Curso de formação em Intervenção Precoce (2022) pelo Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia. Espaço bebê brincante. Curso de Especialização Latu Sensu Problemas do Desenvolvimento na infância e adolescência. (Em andamento) pelo Centro Lydia Coriat.
Experiência em atendimentos clínicos na APAE (NH e Sapiranga) e consultório particular.