Psicologia

Psicologia

A consulta psicológica com crianças e adolescentes reveste-se de características bastante particulares e específicas.
O psicólogo entra no mundo da criança e percebe os seus comportamentos, através do jogo e do brincar, do desenho e da imaginação. Importa que o setting terapêutico seja descontraído e facilitador, permitindo à criança projetar e comunicar na sua linguagem simbólica as suas necessidades implícitas.
São diversas as problemáticas e perturbações que surgem nas crianças. Cabe ao psicólogo clínico a identificação e o acompanhamento dos mesmos, sempre inserindo a família no processo terapêutico, ouvindo e acolhendo e auxiliando os pais a lidarem com as situações.
Por sua vez, dado que adolescência é uma etapa do desenvolvimento onde ocorrem diversas transformações a nível físico, psicológico, social e emocional, alguns jovens poderão apresentar problemas psicossociais. O papel do psicólogo será o de identificar possíveis perturbações no decorrer desta etapa do ciclo vital, planear programas de prevenção e intervenção com os jovens para que os mesmos vivenciem a adolescência como um período menos conturbado. Da mesma forma, também será papel do psicóloga ouvir e acolher a família, auxiliando os pais a lidarem com os filhos nesta etapa do desenvolvimento dos mesmos.




PROFISSIONAIS

Fabíola Scherer Cortezia – CRP 07/17130 – Psicóloga 
Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pelo Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (conclusão em 2010). Especialização em Infância e Família, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusão em 2014), Mestranda em Psicologia Clínica pela Unisinos. Experiência docente de 9 anos na rede pública e privada. Experiência como Psicóloga Escolar da rede privada de ensino. Professora da Formação em Processos de Aprendizagem e Inclusão no Espaço Dom Quixote. Professora da faculdade IERGS, curso de Neuropsicopedagogia do Autismo.
Autora de artigos na área da infância: “A construção da personalidade do bebê: o fascinante percurso da barriga ao berço”; “Dificuldade na aprendizagem: onde encontramos a saída?”, “Ambientoterapia: Tratamento Transdisciplinar para Transtornos do Desenvolvimento”. Experiência no atendimento de bebês, crianças e adolescentes. Diretora do Espaço Dom Quixote.


Fernanda Rizzardo – CRP 07/24552 – Psicóloga

Psicóloga, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduação em Psicologia da Infância e Adolescência – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Curso de extensão em Técnicas Psicoterápicas de crianças e adolescentes, Instituto IPSI. Experiência profissional na Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, atuação em escolas de ensino fundamental e de educação infantil, além de atendimento psicológico a estudantes do município. Programa Primeira Infância Melhor, da Secretaria Estadual de Saúde, em Novo Hamburgo, com atendimentos individuais e em grupo, com gestantes e crianças de até cinco anos. Psicóloga do projeto “Promovendo a saúde através do esporte”, em parceria com a Fundação Francisco Xavier Kunst e EMEF Francisco Xavier Kunst, atuação na área da saúde mental com os atletas.

Psicóloga no Espaço Dom Quixote desde 2016.

 

Magda Luisa Dedavid Nunes – CRP 07/08788 Psicóloga 

Psicóloga, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos pelo Contemporâneo -Instituto de Psicanálise e  Transdisciplinaridade de Porto Alegre.  Atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade na CAPPES em Caxias do Sul.  Integrante do grupo de Investigação "Constituição Psíquica e Patologias graves na Infância" na Associação Psicanalítica Sigmund Freud. Professora e supervisora do curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto Horizontes de Porto Alegre. Integrante do grupo de estudos de André Green em Porto Alegre. Experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos.em consultório há 18 anos. Psicóloga no Espaço Dom Quixote desde 2020.

 

Thaís Chies – CRP 07/15740 – Psicóloga
Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Formação em Psicanálise pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Especialização em Transtornos do Desenvolvimento da Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat. Experiência clínica com bebês, crianças, adolescentes e adultos.  Trabalhou como psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSI) do município de Novo Hamburgo.  Coordenou Grupo de Estudos em Metapsicologia na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de investigação Constituição Psíquica e Patologias Graves na Infância na instituição Sigmund Freud Associação Psicanalítica.  Participante da pesquisa Psicoterapia Psicanalítica Pais-Bebê com risco no desenvolvimento infantil: estudo exploratório de avaliação de processo (Unisinos).  Autora de artigos: Sexualidade infantil em tempos de acessos e excessos (Sedes Sapientiae), Contribuições de André Green para uma compreensão das patologias não-neurótica (FLAPPSIP), Sintoma da Criança: a denúncia de uma trama familiar (Revista da SPRGS), Freud e o Projeto da Psicanálise (Revista da SPRGS). Psicóloga no Espaço Dom Quixote desde 2013.

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats