2020 está acabando. E 2021, como será?

2020 está acabando. E 2021, como será?

 

Estamos finalizando o ano de 2020, a pandemia acabará também com o findar do ano?

2021 conquistaremos novamente a normalidade?

Nossas escolas retornarão as aulas presencialmente durante todo ano de 2021?

Como será recuperado o ano letivo de 2020?

 

Muitos são os questionamentos sobre o fim da pandemia e o retorno a nossa “normalidade”.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) já está pensando sobre propostas para o ano letivo em 2021 e esse assunto precisa ser discutido e refletido por escolas, famílias, profissionais e alunos, visto que temos incertezas para o futuro da pandemia do COVID – 19.

 

O CNE aprovou, até dezembro de 2021, o recurso das aulas remotas. As aulas remotas podem ser alternativa para momentos especiais e essenciais, assim como para estudantes pertencentes ao grupo de risco. O retorno presencial ou a aula online são decisões das instituições privadas, dos municípios e dos estados.

 

As escolas também terão liberdade para a reprovação em 2020, porém o Conselho Nacional de Educação não recomenda. CNE também sugere que a aplicação de provas como forma de avaliação deve ser repensada para outras atividades avaliativas, como trabalhos e pesquisas.

 

O Conselho Nacional de Educação já abriu a possibilidade de as escolas abrirem turmas extras para os terceiros anos do Ensino Médio de 2020, como forma de reforço para a conclusão de 2021. Essa possibilidade precisa ser discutida entre instituição, família e estudantes, segundo o CNE.

 

O calendário letivo 2021 ainda está sendo organizado e pode ter seu início antes do que se tinha como referência e podendo também ultrapassar o término do mesmo. A proposta também contempla a união dos anos letivos de 2020 e 2021, já que muitos estudantes não conseguiram acompanhar as aulas remotas e muitas habilidades/conhecimentos precisam ser mais trabalhados com os alunos.

 

O ano de 2020 está findando e se torna fundamental que todos possam se preparar para o ano letivo de 2021. Até o presente momento, não temos certezas sobre a pandemia, nem da evolução quanto da resolução com a vacina.

 

Acredito que não devemos esperar 2021 iniciar para depois planejar o ano letivo ou pensarmos que a pandemia acabará como um toque de mágica no próximo ano.

 

Importantíssimo estarmos preparados para a evolução positiva como para um ano com cuidados e restrições semelhante ao ano de 2020.

 

2020 foi um ano de muitas mudanças, as quais ocorreram de surpresa, entretanto, para 2021 não podemos ser pegos de surpresa.

 

Mudança, organização, preparação, planejamento são palavras importantes para o próximo ano, a fim de evitarmos as falhas, para com os estudantes, famílias e profissionais, ocorridas neste ano.

 

Alexsandra Leal

Psicopedagoga

25 de Novembro de 2020

Compartilhar

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats