O QUE É COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA?

O QUE É COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA?

A terminologia oficial vem do termo em inglês Augmentative and Alternative Communication e no Brasil é possível encontrar os termos Comunicação Alternativa e Ampliada ou Comunicação Alternativa e Aumentativa.

 

Entender o significado dos dois termos utilizados (alternativa e ampliada/aumentativa) nos faz pensar em um dos grandes equívocos quando se fala na utilização desse recurso.

 

A comunicação é considerada alternativa quando é a única maneira da pessoa estabelecer comunicação, pois não há possibilidade de fala. É freqüente em casos de Paralisia Cerebral, AVE (acidente vascular encefálico) ou traqueostomizados.

 

Por outro lado, ela é considerada ampliada/aumentativa quando apoia a fala, uma vez que esta não é suficiente para promover trocas comunicativas significativas. Nesses casos há uma fala, mas ela não é tão funcional quanto deveria ser para possibilitar uma comunicação eficiente. São os casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) em que a comunicação com apoio de recursos visuais é indicada para ampliar as possibilidades. Ela pode ser indicada para mostrar a função da comunicação e assim motivar para que haja tentativas de produção oral, auxiliar o autista a ampliar seu vocabulário e falar sobre assuntos diversificados.

 

Fica claro então que a Comunicação Alternativa e Ampliada não é um recurso que atrapalhe ou atrase o desenvolvimento da fala, mas sim mais um recurso para auxiliar. A avaliação fonoaudiológica determinará se a inserção é válida e em que momento utilizar.

 

Fernanda Helena Kley Garcia

Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

 

23 de Junho de 2021

Compartilhar

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats