De volta à rotina

De volta à rotina

As férias acabaram e a tranquilidade e sossego, possíveis neste período, diminuem seu ritmo e dão lugar a uma nova rotina: escola, trabalho, horários apertados, trânsito caótico, prazos vencendo, falta de tempo.

Este cenário é a realidade da maioria das famílias brasileiras, mas nem por isso precisa ser um desastre, uma corrida contra o tempo e a constante sensação de que não vamos dar conta de tudo. Organizar a rotina, envolver a família nesta rotina, distribuir tarefas e planejar o lazer (sim, hoje em dia o lazer precisa ser planejado) são fundamentais para um convívio mais harmonioso, sucesso nas tarefas, saúde mental e física em dia.

Envolvidos nesta correria muitos pais acabam se distanciando dos filhos, deixando as crianças sem orientação e supervisão. O resultado, muitas vezes, é o insucesso escolar, indisciplina e, até, envolvimento com drogas.

Para minimizar estes prejuízos ou evitá-los é importante o estabelecimento de uma rotina familiar que possibilite o envolvimento de todos no cumprimento de tarefas e assim, possibilitar qualidade de vida e tempo. O primeiro passo é organizar a rotina doméstica com horários e tarefas a serem cumpridas por cada membro. Distribuir as tarefas, além de facilitar a vida, proporciona aprendizagem, envolvimento afetivo, responsabilidade e pode ser muito divertido, principalmente para as crianças.

Responsabilizar as crianças e adolescentes por tarefas importantes demonstra confiança, o que ajuda na construção positiva da estima e da organização psíquica. Organizar um quadro dos horários fixos de cada membro da família facilita a organização, ajuda na segurança de cada um e desenvolve responsabilidade no cumprimentos dos mesmos.

As crianças, desde pequenas, devem se envolver na organização da mochila e lancheira. Muitas vezes as crianças não sabem se tem lanche para comer ou trouxeram o livro da biblioteca porque não foram elas a organizar seu material. Pode parecer aos pais um gesto de carinho preparar lancheira e material escolar para a criança, mas não é. A criança acaba por não se responsabilizar pelas demais tarefas como entregar os temas, anotar recados na agenda, levar o lanche na geladeira…

Na escola o/a professor(a) precisa da autonomia da criança nas tarefas simples para poder desenvolver a autonomia e autoria de pensamento e construção da aprendizagem. Crianças que não organizam seu material, não ajudam a escolher seu lanche, não carregam sua mochila para a escola costumam apresentar apatia cognitiva que resulta em dificuldade de compreensão, de resolução de problemas, reprodução mecânica e sem criatividade nas tarefas escolares. Para desenvolver a autonomia de pensamento e a autoria intelectual as crianças devem, desde cedo, assumir responsabilidades e cumprir as tarefas pertinentes ao estudo.

Na organização da rotina deve haver um quadro de tarefas onde cada membro é responsável por atividades como: arrumar o quarto, pôr a mesa, cuidar do animal de estimação, horário de estudo, de TV, de brincar no pátio… Cobrar o cumprimento das tarefas ensina a ter organização e responsabilidade. Na escola o/a professor(a) não vai estender o prazo de entrega de um trabalho porque o/a aluno(a) esqueceu em casa, a impressora ficou sem tinta (essa é básica)… afinal, ele/ela também precisa cumprir prazos de entrega de notas e será referência para a criança quando mostrar fidelidade às normas e combinações feitas em sala de aula.

O descompasso entre família e professores no cumprimento das tarefas escolares provoca , além de mal-estar para o/a aluno(a), desorganização e comprometimento de valores fundamentais na constituição de um sujeito ético e responsável na sociedade. Quando a cobrança da escola for uma norma em casa também facilitará a vida da criança/adolescente porque ele não se confunde e introjeta este valor tornando-o algo natural.

Para muitos pais a maior dificuldade é acompanhar o tema dos filhos. Normalmente esta tarefa fica para ser feita à noite quando a família está reunida e, muitas vezes, todos se encontram cansados. Em função disso este momento pode ser estressante e não de aprendizagem. Crianças pequenas precisam de uma assessoria mais direta dos pais na hora do tema: ler com eles, ver se entenderam o que deve ser feito, reler ao final para ver se foi feito com capricho e dedicação, sugerir melhorias, discutir com eles o conteúdo estudado, saber do contexto da sala de aula.

Jamais os pais devem fazer o tema pelos filhos, ditar as respostas, criticar a tarefa provocando a desconfiança do(a) professor(a) na criança. Se este momento estiver sendo estressante é melhor rever o horário e/ou quem acompanha a criança.

No caso dos adolescentes que podem ser responsáveis por realizar as tarefas sozinhos é importante que os pais se interessem perguntando, olhando cadernos, apostilas, acompanhando pesquisas e trabalhos de grupo. Criar um momento de discussão sobre os conteúdos estudados na escola pode ser muito rico e demonstra carinho e cuidado dos pais, tão importantes nesta fase.

Na correria entre trabalho e escola alguns momentos ficam mais prejudicados como a hora das refeições. Muitas famílias já não conseguem mais manter este hábito saudável em função dos horários de cada membro e das distâncias a serem percorridas para garantir estes encontros. Se não for possível fazer todas as refeições do dia juntos organizem, pelo menos, que uma delas seja em família, com tranquilidade, com uma conversa agradável, sem cobranças ou relatórios do dia. Comer bem garante saúde e bem-estar.

Quando a semana termina ainda ficam algumas tarefas pendentes para o final de semana: além das tarefas escolares, algumas leituras atrasadas, compras para deixar a casa organizada para a próxima semana, tarefas domésticas que não tiveram resolução durante a semana…

Distribuir estas tarefas e organizar momentos de relaxamento, de não fazer nada, de jogar conversa fora, passear, visitar amigos e familiares, conhecer lugares novos são importantes para que a família consiga fortalecer o convívio e a harmonia durante todo o ano.

Se para os pais é importante organizar a agenda com todas as tarefas que lhe são impostas, para os filhos também é importante e estruturante ter sua agenda organizada. Vale a pena gastar um tempo organizando toda esta rotina para garantir momentos de tranquilidade com as pessoas mais importantes: nossa família.


Janete Cristiane Petry

Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

14 de Fevereiro de 2020

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